Para a submissão de artigos, os autores devem se cadastrar e submeter seus trabalhos através do sistema eletrônico da revista com seu login e senha, criada no momento do cadastro.
Tipos de artigos aceitos pela revista:
A revista aceita contribuições inéditas, nos idiomas português ou inglês, nas modalidades carta ao editor, artigos originais, relato de caso, revisão de literatura e comunicações breves.
Documentos a serem inclusos no processo de submissão:
* Página de Rosto do trabalho;
* Manuscrito do artigo ou trabalho sem identificação de autoria;
* Autorização do comitê de ética para pesquisa com seres humanos (quando pertinente);
* Termo de consentimento livre e esclarecido para relatos de caso;
* Declaração de revisão de língua portuguesa profissional.
Página de rosto:
A página de rosto deve ser enviada em um arquivo separado do manuscrito e deve conter:
1. Título do trabalho em português e em inglês;
2. Nome completo de todos os autores com titulação, vínculo institucional, email, Lattes e ORCID;
4. Indicação de órgão financiador do estudo, se for o caso, e de bolsas concedidas;
5. Indicação de aprovação do Comitê de Ética com número do parecer.
6. Indicação de eventual conflito de interesse. O conflito de interesse se caracteriza, quando um julgamento relacionado a um interesse primário, e genuinamente de interesse comum (por exemplo, a validade do estudo), pode ser influenciado por interesses secundários de âmbito particular (por exemplo, ganhos financeiros, favorecimentos nas inter-relações pessoais ou rivalidade profissional).
Manuscrito:
Os manuscritos devem ser elaborados de acordo com a modalidade de trabalho escolhido para a submissão:
b) Artigo empíricos: são contribuições de caráter acadêmico e/ou técnico-científico destinada a divulgar resultados de pesquisa científica, de natureza empírica ou conceitual. Sua estrutura deve conter: página de rosto (separada do manuscrito) e manuscrito com título em português ou inglês, resumo ( com até 200 palavras), palavras-chave, abstract, key-words, introdução, objetivos, métodos, resultados, discussão e conclusão. É importante ressaltar que o(s) nome(s), titulação e instituição do (s) autor (es) deverão ser inseridos apenas na folha de rosto, pois as avaliações por revisores em pares são feitas de modo cego. Em suma, os dados de autoria não devem aparecer nas propriedades dos arquivos enviados na submissão.
c) Relatos de caso: são destinados à publicação de casos clínicos ou série de casos, que contribuam com algum caráter de originalidade ou contemplem um relato pouco frequente na prática clínica. Devem conter uma breve introdução sobre a natureza diagnóstica do caso, cujo enfoque é a importância do tema. Busca descrever o caso, com dados e relatos de exames, tratamento, e prognóstico do caso, discussão sobre os achados e importância da apresentação do caso em relação à literatura. O texto deve ser estruturado em: introdução, relato(s) de caso(s) e discussão.
d) Revisão de literatura: são avaliações críticas sistematizadas da literatura sobre determinado assunto; procuram citar o objetivo da revisão, especificar métodos, os critérios de busca na literatura e o universo pesquisado; discutem os resultados obtidos e sugerem estudos no sentido de preencher lacunas do conhecimento atual. A revisão deve ser preferencialmente integrativa ou sistemática e seguir a estrutura prevista para os artigos originais, podendo a sessão "resultados" estar unida com à sessão "discussão"; ou ainda, ser estruturada em forma narrativa (introdução, desenvolvimento, comentários e referências).
e) Relatos de experiência: são relatos breves de pesquisa ou de experiência profissional com evidências metodologicamente apropriadas; manuscritos que descrevem novos métodos ou técnicas serão também considerados.
Formatação do manuscrito:
A formatação está descrita no TEMPLATE que deve ser seguido à risca.
Taxas para Publicação:
Não são cobradas taxas para publicação.