Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Chamada para Dossiê: Vivências e Desenvolvimento de Competências na Graduação em Saúde

30.07.2024

A Revista Científica MULTI convida a submissão de artigos para o dossiê temático "Vivências e Desenvolvimento de Competências na Graduação em Saúde e Educação". Este dossiê visa promover um debate sobre as diversas experiências dos estudantes de cursos de saúde, destacando atividades como ligas acadêmicas, monitoria, extensão, iniciação científica e demais projetos, articulando estas vivências com a preparação e desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para o mundo do trabalho e o exercício profissional na área da Saúde.

O objetivo é proporcionar um espaço para a disseminação de pesquisas e relatos que contribuam para a reflexão e aprimoramento das práticas formativas, influenciando políticas e programas educacionais voltados à formação integral dos estudantes. As atividades extracurriculares, quando bem integradas ao currículo, podem desempenhar um papel fundamental na formação profissional e pessoal dos estudantes, proporcionando um aprendizado mais significativo e preparando-os para enfrentar os desafios do mercado de trabalho com competências técnicas e comportamentais sólidas.

Temáticas de interesse

Serão aceitos manuscritos que abordem, entre outros, os seguintes temas:

  • Ligas Acadêmicas: Análise da organização, impacto e papel das ligas na formação acadêmica e profissional. Estudos sobre o desenvolvimento do senso crítico, raciocínio científico e práticas cidadãs dos estudantes em contextos diversos.
  • Monitoria e Tutoria: Pesquisas sobre o desenvolvimento de competências pedagógicas, benefícios e desafios enfrentados por estudantes e docentes. Avaliação dos programas de monitoria e seu papel na integração entre teoria e prática.
  • Projetos de Extensão: Estudos sobre contribuições para a comunidade e avaliação de impacto. A extensão universitária como meio de aplicar conhecimentos acadêmicos e promover a reciprocidade entre a universidade e a comunidade.
  • Iniciação Científica: Metodologias de pesquisa adotadas, resultados obtidos e impactos na formação crítica e científica dos estudantes. Avaliação dos programas de iniciação científica e seu papel no desenvolvimento de habilidades de pesquisa.
  • Vivências profissionais: Análise de estágios, visitas técnicas, projetos de empreendedorismo e transição para o mercado de trabalho. Impacto dessas vivências no desenvolvimento de competências práticas e na inserção profissional.
  • Competências e Habilidades: Desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais necessárias para o mercado de trabalho contemporâneo. Estudos sobre habilidades interpessoais, liderança e trabalho em equipe.
  • Inovações educacionais: Avaliação de métodos pedagógicos inovadores, uso de tecnologias na educação e impacto do ensino híbrido e à distância. Investigação sobre como as inovações educacionais influenciam o aprendizado e os resultados acadêmicos.
  • Desafios e superações: Estudos sobre dificuldades enfrentadas durante a graduação, estratégias de superação e resiliência acadêmica. Pesquisas sobre fatores que contribuem para o bem-estar e a saúde mental dos estudantes.

Submissão de manuscritos

Os manuscritos podem ser submetidos em português e devem seguir as diretrizes para autores disponíveis no site da Revista Científica MULTI, respeitando as orientações da seção Submissões.

Prazo para submissão

Esta chamada estará aberta de 01 de agosto a 31 de setembro de 2024. Os manuscritos devem ser submetidos através da plataforma online da Revista Científica MULTI.

Organizadoras do dossiê:

  • Profa. Me. Maria Tereza Ribas Sabará
  • Profa. Dra. Bárbara Maria dos Santos Caldeira